Ciência Comentários

Metade dos seus amigos não te considera amigo de verdade

Dezembro 04 / 2016

Dá para contar quem são seus verdadeiros amigos nos dedosA pesquisa foi realizada com 84 universitários da mesma sala. Os cientistas pediram que os alunos avaliassem todas as pessoas da class

Já diria Milton Nascimento que "amigo é coisa para se guardar de baixo de sete chaves". Ainda mais sabendo os resultados de um estudo publicado recentemente no periódicoPLoS One: segundo os pesquisadores, só metade dos nossos amigos também nos considera amigo deles.

A pesquisa foi realizada com 84 universitários da mesma sala. Os cientistas pediram que os alunos avaliassem todas as pessoas da classe, avaliando suas personalidades em uma escala de zero a 5, sendo zero "eu não conheço essa pessoa" e 5 "um dos meus melhores amigos". Para ser considerado um amigo, o estudante tinha que ser avaliado com, no mínimo, uma nota 3. Os participantes ainda escreveram quais notas esperavam que a pessoa que estavam avaliando lhes daria.O resultado foi um tanto quanto triste: somente 53% das amizades eram recíprocas. Os cientistas acreditam que um dos motivos que pode explicar um número como esse é a dificuldade que temos em pensar como as pessoas nos vêem. No caso, você pode achar que é um amigo indispensável quando, na verdade, não é.

Como era uma amostragem pequena, os pesquisadores fizeram outros experimentos parecidos em grupos maiores, de 82 a 3,1 mil pessoas, e tiveram resultados parecidos — em um deles, inclusive, somente 34% das amizades eram recíprocas. Ou seja, dá mesmo para contar quem são os amigos de verdade nos dedos.

Os comentários estão desativados para esta matéria.