Ciência Comentários

Homens que comem alho são mais atraentes

Janeiro 06 / 2017

Não tem nada a ver com o bafo - mas quem ingere alho exala um odor mais atraente. Pelo menos é o que diz essa pesquisa.

O alho, rico em antioxidantes e nutrientes, é popularmente conhecido por ajudar no combate ao envelhecimento, prevenir doenças cardiovasculares e evitar gripes, entre outros benefícios. Agora, a novidade é que ele pode aumentar o poder de atração dos homens.

Um estudo conduzido na Charles University, em Praga, na República Tcheca, concluiu que a alimentação pode influenciar no cheiro que o corpo exala. E alguns alimentos, incluindo o alho, podem potencializar a atratividade para o sexo oposto.

A série de experimentos, feita com 42 homens, foi publicada no jornal Appetite. Eles ingeriram alho cru (ou cápsulas com extrato do alimento) e usaram algodão nas axilas durante 12 horas. Cada um precisou comer quatro dentes de alho ou 1 miligrama de extrato para que o efeito pudesse ser medido. Os mesmos participantes repetiram depois o procedimento com uma dieta sem alho.

As amostras foram avaliadas por 14 mulheres, que gostaram mais dos homens quando eles ingeriram alho – os voluntários foram chamados de mais “atrativos” e “masculinos”. Uma das hipóteses, levantada no mesmo estudo, estaria ligada à propriedade antioxidante do alimento, que mata bactérias nocivas no organismo e altera o odor do suor, sinalizando saúde a potenciais parceiras.

Outros alimentos também têm um efeito parecido. De acordo com outra pesquisa realizada por psicólogos da universidade Macquarie, em Sydney, na Austrália, homens com uma dieta rica em carotenóides – uma espécie de pigmento encontrado em vegetais e frutas como cenouras, damascos e abóboras – também são considerados mais atraentes. Mas não só pelo cheiro.

Nesse caso, a pele mais amarelada (graças ao efeito dos alimentos citados acima) é considerada mais bonita pelos parceiros – principalmente entre pessoas de pele clara. Já o odor, segundo as mulheres, seria mais frutado e doce.

Mas aqui vai um lembrete para quem pretende comer alho para atrair as gatinhas: o cheiro sensual vem do suor, não do bafo. Então, escovar os dentes é muito bem-vindo (e todo mundo agradece!)

Os comentários estão desativados para esta matéria.