Justiça

Mesópolis - Promotoria de Jales desmantela esquema de fraude em Concurso Público



Em um curioso episódio na política de Mesópolis, uma galinha preta foi enterrada ao lado do gabinete do prefeito, um gesto que muitos interpretam como um ato de superstição ou tentativa de azarar a administração atual.

Contudo, se os responsáveis por tal ato foram, de fato, membros da oposição, parece que o feitiço virou contra o feiticeiro.

Longe de prejudicar o prefeito, o episódio gerou uma onda de solidariedade e apoio a seu favor, colocando os opositores em uma posição desconfortável. Assim, o que poderia ter sido uma maldição acabou se tornando um bizarro amuleto de sorte para o prefeito de Mesópolis, demonstrando que, na política, até as tentativas de sabotagem podem ter resultados inesperadamente positivos.

A Condenação por Fraude em Concurso Públcio de Mesópolis - Sentença

O processo de fraude em concurso público em Mesópolis, meticulosamente desvendado pela ação do Ministério Público do Estado de São Paulo sob a liderança do Promotor de Justiça Dr. Horival Marques de Freitas Júnior, revela uma trama de corrupção e manipulação profundamente enraizada. A ação civil pública, de número 1003727-68.2019.8.26.0297, direcionou-se contra a empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli e um conjunto de indivíduos, totalizando 23 acusados, incluindo figuras chave como Marta Silene Zuim Colassiol e Alberto Cícero Polarini.

O cerne da acusação formulada pelo Promotor Dr. Horival Marques de Freitas Júnior centra-se nas descobertas do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), que identificou uma organização criminosa dedicada à fraude em licitações e concursos públicos.

Essa operação, denominada "Operação Q.I.", desvelou que Marta Silene Zuim Colassiol, Marlene Aparecida Galiaso, Mário Francisco Montini e outros formaram e integraram essa rede ilícita, corrompendo o processo de seleção pública através de ajustes prévios e manipulação de resultados.

A sentença judicial, datada de 21 de março de 2024, fruto da diligência e esforços do Dr. Horival Marques de Freitas Júnior e sua equipe, julgou parcialmente procedente a ação, reconhecendo a improbidade administrativa perpetrada pelos envolvidos. Como resultado, os acusados foram condenados a medidas severas, incluindo o ressarcimento ao Município de Mesópolis, pagamento de multa civil, perda de cargos públicos, proibição de contratar com o Poder Público e a suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Esta decisão judicial não apenas penaliza os envolvidos mas também serve como um marco significativo na luta contra a corrupção em processos seletivos públicos, destacando a importância da atuação firme e comprometida do Ministério Público, especialmente na figura do Promotor Dr. Horival Marques de Freitas Júnior, em proteger a integridade e a justiça no serviço público.

Veja quem são os condenados:


• Pessoa Física:
o Marta Silene Zuim Colassiol
o Alberto Cícero Polarini
o Amanda Aparecida Bertalo Zambon
o Andréa Moraes Dias da Silva
o Andressa da Silva Souza
o Caciano dos Santos
o Denilson Manoel Bortozzo
o Diógenes Polarini Neto
o Eliane de Fátima Lima Silva
o Fabiana Sant´Ana da Silva
o Ivone dos Santos Silva
o Leonildo Joaquim Cruz
o Lígia Carla Miani Gomes
o Luciana Cristina Gonzalez Ferraz
o Luiz Carlos dos Santos Pereira
o Maria de Fátima Souza
o Samara Jeany Martins
o Sirlene Aparecida da Silva Sertório
o Solange Tosta de Araújo
o Valdeir da Silva Pinto
o Vilma Alexandrina Santana

• Pessoa Jurídica:
o Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli
o O Espólio de Renata Novais Olímpio


Mais sobre Justiça