Tecnologia Comentários

Robôs podem tirar 54% dos empregos formais no Brasil

Janeiro 28 / 2019

Até 2026 seriam fechadas 30 milhões de vagas com carteira assinada, se todas as empresas decidissem trocar humanos pela tecnologia.

A possibilidade de ser trocado por um robô ou um programa de computador põe em risco 54% dos empregos formais no país, mostra estudo inédito feito com dados brasileiros. Até 2026 seriam fechadas 30 milhões de vagas com carteira assinada, se todas as empresas decidissem trocar humanos pela tecnologia já disponível –número considera tendência de contratações para as ocupações mais ameaçadas.
Feito pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações da UnB (Universidade de Brasília), o trabalho avaliou as 2.602 ocupações brasileiras.
Considerando trabalhadores com registro em 2017 (segundo o Ministério do Trabalho), cerca de 25 milhões (57,37%) tinham vagas com probabilidade muito alta (acima de 80%) ou alta (de 60% a 80%) de automação. Entram nisso engenheiros químicos (96%), carregadores de armazém (77%) e árbitros de vôlei (71%).

Além disso, os robôs podem aumentar a produtividade geral fazendo trabalhos mais pesados, difíceis e até mesmo desagradáveis. Ou seja, aqueles &8203;&8203;que os trabalhadores humanos preferem evitar. Muitos especialistas apontaram que os humanos podem ter o melhor dos dois mundos.
"O Reino Unido deve aproveitar ao máximo as oportunidades econômicas que as novas tecnologias oferecem", expôs o secretário-geral da Federação Sindical Britânica (TUC) ao The Guardian . "O robô e a AI podem nos deixar produzir mais por menos, aumentando a prosperidade nacional. Mas precisamos falar sobre quem se beneficia – e como os trabalhadores conseguem uma parcela justa".
Diversas soluções para esse fator foram dadas. Alguns argumentaram que um imposto sobre os robôs é a melhor maneira de garantir que ninguém seja incapaz de se sustentar, enquanto outros sugerem que a renda básica universal se torne a norma. A maior questão é a rapidez com que a automação será adotada. Se for um processo estável, será mais fácil realocar os trabalhadores humanos em outros papéis para ajudar a tirar proveito do aumento da produtividade. Se for repentino, isso será muito mais difícil.

Os comentários estão desativados para esta matéria.