Tecnologia Comentários

Nova pesquisa localiza o "gene da beleza" entre os humanos

Abril 06 / 2019

Voluntários avalariam rosto de 4.383 pessoas: resultado do estudo mostra que gene da beleza apresenta variações de acordo com o sexo do indivíduo

O que faz você considerar uma pessoa bonita? Segundo um estudo feito na Universidade de Wisconsin-Madison e publicado na PLOS Genetics, a genética tem um papel fundamental nesta questão e ainda vai mais longe: cada um dos genes relacionados à beleza varia de acordo com o sexo da pessoa em questão.

A pesquisa usou informação genética de 4.383 pessoas com o objetivo de detectar as regiões do genoma que poderiam estar relacionadas à beleza facial. O grupo era formado por indivíduos de idades semelhantes e da mesma origem étnica (brancos de origem europeia). Então voluntários avaliaram fotos de anuários destes indivíduos e compararam as pontuações com as informações genéticas de cada pessoa.


Os pesquisadores identificaram vários genes relacionados à beleza, mas também viram que era variável de acordo com o gênero. No caso do sexo feminino, algumas das variações genéticas relacionadas à beleza também teriam ligação com o índice de massa corporal, enquanto no sexo masculino as variantes estão relacionadas a genes que regulam os níveis de colesterol.Além disso, os cientistas ressaltam as complexas relações entre a beleza e outras características humanas. "Como em muitos outros traços humanos, não existe um gene principal que determina o quanto uma pessoa é atraente. Ao contrário, o mais provável é que seja o resultado da associação de um grande número de componentes genéticos de efeitos fracos”, afirma o principal autor do estudo, Qiongshi Lu. “Curiosamente, as especificidades relacionadas ao sexo são um padrão recorrente observado em todas as análises do nosso estudo."

A equipe planeja fazer um avanço neste estudo com análises que incluam amostras maiores e mais diversas de idade e de origem.

Os comentários estão desativados para esta matéria.