Polícia

Esquema de desvio de verbas em desapropriação leva a condenações em Sorocaba



Imagem Ilustrativa

A 2ª Vara Criminal de Sorocaba condenou, nesta quinta-feira (23/5), cinco pessoas envolvidas em um esquema de desvio de verbas relativas à desapropriação de um prédio comercial para servir como sede da Secretaria da Educação, no final de 2021. As penas variam de 6 anos e 5 meses a 23 anos e 4 meses de reclusão.

As investigações do Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), comprovaram que integrantes da administração municipal e empresários ajustaram a desapropriação do prédio por um valor muito superior ao praticado no mercado.

De acordo com as apurações, foi elaborado um laudo de avaliação ideologicamente falso, declarando que o imóvel valeria mais de R$ 29 milhões. Anteriormente, a prefeitura havia avaliado o mesmo prédio em R$ 19,5 milhões, configurando um superfaturamento na venda do imóvel a ser desapropriado.

O GAECO identificou que empresários e agentes públicos se articularam para promover o desvio de recursos públicos por meio da desapropriação superfaturada, resultando nas condenações anunciadas pelo Judiciário.

As sentenças representam um importante passo no combate à corrupção e no resgate da lisura na aplicação dos recursos públicos em Sorocaba.


Mais sobre Polícia