Polícia

Justiça condena 15 pessoas por associação e tráfico de drogas



A Justiça de Taubaté condenou 15 pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e por tráficos de drogas. As penas variam de quatro a 34 anos de reclusão.

Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), o processo crime foi instaurado a partir da Operação América, que foi deflagrada em 10 de março de 2021 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com o apoio do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.

À época foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos contra pessoas investigadas por envolvimento com a organização criminosa que dominava o tráfico de drogas em uma região de Taubaté, local conhecido como “biqueira do milhão”.

Tráfico de drogas em Taubaté

Durante as investigações, foram apreendidos 46,5 quilos de maconha, quase 80 quilos de pasta base, 141 quilos de cocaína a granel, mais de 2 mil comprimidos de ecstasy e 104 pedras de crack. Foram encontrados ainda seis veículos (sendo um deles produto de furto), três armas de fogo, munições e um silenciador, além de R$ 30.466,00 em espécie e 11 celulares.

Durante a operação a Justiça autorizou o bloqueio de bens e valores de alguns dos suspeitos. O Judiciário ainda declarou, após o trânsito em julgado, autorização para que os bens e valores apreendidos na operação passem a pertencer ao Estado.


Mais sobre Polícia