Na tarde desta quinta-feira, dia 14 de setembro, o clima esquentou durante a sustentação oral do advogado Hery Katwinkel, que representava o segundo réu do caso 8/1, Thiago Assis Mattar, perante o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes não poupou críticas ao advogado, chamando seu discurso de "patético e medíocre".
O embate teve início logo após a sustentação oral da defesa, quando Moraes, visivelmente irritado, acusou o advogado de não ter analisado adequadamente os crimes em questão e de ter feito um discurso voltado para as redes sociais, atacando os ministros da Corte.
"Patético e medíocre que um advogado suba à Tribuna com discurso de ódio, para depois postar nas redes sociais. Digo com tristeza que o réu aguarda que seu advogado venha defender tecnicamente. O advogado não analisou nada, nenhum dos crimes. Preparou um discursinho para postar em redes sociais. Isso é muito triste. Os alunos de Direito que estão aqui hoje tiveram uma aula do que não pode ser feito", declarou Moraes.
O ministro não parou por aí e ainda fez uma observação irônica sobre a confusão do advogado ao citar "O Príncipe", de Maquiavel, em seu discurso, ao invés de "O Pequeno Príncipe". Moraes comentou: "Ele quis fazer uma média com os patriotas e só é mais triste porque confundiu príncipe de Maquiavel com o Pequeno Príncipe, que são obras que não têm nada a ver, mas quem não leu, vai no Google e dá problema. Realmente muito triste."
Além disso, Moraes criticou a maneira como o advogado tratou a participação do réu nos atos antidemocráticos, comparando-a a uma ida a uma partida de futebol. O ministro destacou que estão em um processo judicial e não em uma conversa de bar.